segunda-feira, 4 de abril de 2022

Jefferson Airplane - Mexico

 DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971


Continuando a folhear o nº 9 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" publicado a 1 de Junho de 1971 para parar no próximo artigo: "«Jefferson Airplane» - O fim da viagem". Um texto de Hélio Sousa Dias que relata o percurso do grupo Jefferson Airplane desde a sua formação em 1965 a 1970. Segundo o texto, a começar pelo título, o fim do grupo é sugerido e afirma-se mesmo no final: "Talvez agora a sua missão tenha chegado ao fim. O Jefferson Airplane aterrou."

Na realidade tal não aconteceu, apesar das alterações no grupo e projectos paralelos, Jack Casady, Paul Kantner, Jorma Kaukonen e Marty Balin formam os Hot Tuna, os Jefferson Airplane manter-se-iam, embora em declínio, até 1973 com a publicação de ainda mais 2 LP.




Quanto à importância dos Jefferson Airplane, estamos falados, foram simplesmente um dos grupos mais importantes da costa West dos Estados Unidos e do movimento musical surgido na segunda metade da década de 60 centrado em São Francisco. E apesar do sucesso que temas como "Somebody To Love" e "White Rabbit" tiveram, lembro-me bem de os ouvir, não tiveram por cá a devida divulgação como aliás outros grupos da West Coast Sound.

"Mexico" era a canção mais recente dos Jefferson Airplane, primeiro editada em Single em 1970 e só em álbum na compilação "Early Flight" já em 1974. Trata-se de uma canção anti-Nixon então presidente dos Estados Unidos e a sua campanha anti-drogas.





Jefferson Airplane - Mexico

Sem comentários:

Enviar um comentário