DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971
Num país de reduzidas manifestações culturais e onde a pouca oferta se centrava em Lisboa e Porto era notícia no nº 9 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA", sob o título "Música em Óbidos", "uma manifestação musical que, juntamente com a de natureza plástica, chamou à vila grande número de interessados (provenientes de Lisboa, Coimbra e Porto)". Por um lado interessante esta descentralização, por outo, pelos vistos a assistência era bem citadina.
Tal manifestação foi constituída numa primeira parte por músicos de Jazz nacionais e uma segunda parte pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa onde se destacava Jorge Peixinho.
Jorge Peixinho (1940-1995) foi um compositor e pianista que se notabilizou no desenvolvimento da música experimental de improvisação. Em 1970 criou o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa que é referido no texto e que actuou em Óbidos "Espalhados estrategicamente pelos três pisos da galeria e utilizando variada instrumentação: piano, flauta, clarinete, trompete, viola, violino, flauta de êmbolo e inúmeras percussões..." a que "O público assistiu impassível" com "disciplinados aplausos finais...".
Segue o início da composição "CDE" composta por Jorge Peixinho em 1970 e assim se ficar com uma ideia do tipo de música que se poderá ter ouvido naquela noite de 15 de Maio de 1971.
(Já agora note-se a programação do Festival de Jazz de Newport daquele ano)
Jorge Peixinho - CDE
Sem comentários:
Enviar um comentário