DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971
A última página do jornal "DISCO MÚSICA & MODA", no seu nº 9, ia para a música portuguesa num artigo intitulado precisamente "Haverá Uma Música Nova em Portugal?".
Trata-se de um texto de um leitor, selecionado pelo jornal, subordinado ao tema "A nova música portuguesa" e que o autor desenvolve de forma peculiar transformando a afirmação numa interrogação. Fosse o texto escrito no final do ano de 1971 e muito provavelmente a questão não se poria, estávamos mesmo na presença de uma nova música portuguesa.
No artigo recua-se ao início dos anos 60 com a transformação da balada de Coimbra da qual José Afonso foi o principal protagonista, depois à influência da música Pop anglo-americana de que o Quarteto 1111 foi um bom exemplo com o seu "El-Rei D. Sebastião", até ao movimento dos "baladeiros" já no final da década "apoiados em formas musicais extremamente simples" onde se canta "um certo número de coisas que eram inadiáveis" e finalmente a problemática da absorção pela sociedade de consumo de todo este movimento.
A minha proposta vai para o início e no início estava José Afonso com, por
exemplo, este "No Lago do Breu", "algo de novo na música portuguesa."
José Afonso - No Lago do Breu
Sem comentários:
Enviar um comentário