sábado, 27 de março de 2021

Thelonious Monk - Let's Call This

 Cinco minutos de Jazz


Graças ao programa “Cinco minutos de Jazz” tomei, no início da década de 70, conhecimento de um conjunto de músicos que de outra forma não era, na época, fácil de aceder. Foi há quase 50 anos, em Novembro de 1973, que José Duarte fez acompanhar o programa de rádio com a distribuição gratuita (!!!), que eu recebia, de um boletim para os interessados. Escrevia ele nesse primeiro boletim:

“Como complemento escrito da programação rádio, como que contrariando o impressionismo ingénuo ou o marginalismo incompetente que por cá domina a mais recente opinião escrita (e não só) sobre jazz, e já com mais de um milhar e meio de assinaturas, este é o primeiro trabalho que vos oferecemos. E como antes vale um pássaro a voar do que dois na mão, o segredo está em tentar forçar a gaiola, publicando, tornando público, vulgarizando.”




Em destaque no mês de Novembro estavam os Weather Report (de Hancock, Zawinul, Shorter, McLaughlin), Ben Webster e os Art Ensemble of Chicago. A obra do mês era “Let’s Call This”, de 1953, de Thelonious Monk (1917-1982) em quinteto com Sonny Rollins (1930-) e é a escolha para hoje.




O crítico de Jazz Raul Bernardo que então colaborava com José Duarte escrevia no mesmo boletim:

“«Let’s Call This» é uma das mais desconhecidas das suas composições e, paradoxalmente, a que é mais cantável até certo ponto em que, a exigência de uma resolução rápida, constitui um autêntico apelo à inteligência musical do intérprete.”

Terminava com um apelo:

“Ouçam os leitores este simples e insinuante «Let’s Call This», cantem-no e descubram o mundo de Thelonious Monk.”

Segue “Let’s Call This” gravado a 13 de Novembro de 1953 pelo inovador pianista Thelonious Monk, em formação de Quinteto, com o gigante Sonny Rollins no saxofone tenor. Cantemos pois, Thelonious Monk.



Thelonious Monk - Let's Call This

Sem comentários:

Enviar um comentário