terça-feira, 9 de março de 2021

Hugo Maia de Loureiro - Canção de Amanhecer

   DISCO MÚSICA & MODA, nº 6 de 15 de Abril de 1971


No início dos anos 70 começaram a realizar-se em Portugal festivais de música, alguns já ao ar livre outros em salas de espectáculos. Só na página 5 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" nº 6 eram anunciados dois. Um foi objecto do Regresso ao Passado de ontem (Festival Pop 71 em Coimbra) o outro recordo hoje, era o Festival Musical da Juventude realizado em Almada que ia para a sua 2ª edição. A informação é escassa quer em relação à edição que se ia realizar a 24 de Abril, e que no texto refere só se conhecer ainda três das canções apuradas sendo ainda necessário ainda efectuar orquestrações e ensaios (???), quer a efectuada em 1970.




Segundo o entrevistado a primeira edição contou "... com dez canções finalistas". E a vencedora foi "«Primavera», cuja autoria e interpretação couberam a José Augusto F. da Costa ..." e tinha sido "... eleita por um júri composto por António Vitorino d'Almeida, Nuno Martins, Natália Correia e Dórdio de Guimarães." Júri de excelência para uma canção e intérprete que desconheço de todo, alguém tem mais informação sobre ela?

Ainda segundo o mesmo entrevistado "Toda a crítica foi unanimemente  favorável, não propriamente pelo nível das canções apresentadas, mas pelo trabalho desenvolvido por uma comissão formada unicamente por jovens estudantes, quase leigos em assuntos musicais", ora bem o que contava eram as intenções não o resultado ...

No final terão actuado EFE 5, João Maria Tudela, José Barata Moura e Hugo Maia de Loureiro.

Deste último recordo "Canção de Amanhecer", lado B do Single "Canção de Madrugar"  que tinha concorrido ao Festival da Canção da RTP em 1970.



Hugo Maia de Loureiro - Canção de Amanhecer

Sem comentários:

Enviar um comentário