Cinco minutos de Jazz
A divulgação do Jazz nunca foi tarefa fácil, antes do 25 de Abril de 1974 ainda mais complicado o era. O acesso à música Jazz e a qualquer informação a ela relacionada era extremamente difícil e pior se não se vivia em Lisboa ou vá lá no Porto, o que era o meu caso. Assim, restava o pouco que se conseguia ouvir na rádio e aqui José Duarte teve papel fundamental com o seu "Cinco minutos de Jazz" e também com outras iniciativas algumas de duração curta, escrevia ele no nº 1 do boletim por ele lançado de distribuição gratuita:
"Na linha de realizações de maior projecção (reportagens directas de festivais em Paris, Newport, Varsóvia, Londres, Montreux, entrevistas com músicos, organização dos concertos de Lacy e de Wright, sessões com discos, projecções e conversa), o boletim ferve há anos e tem dignos antepassados: o do selado Clube Universitário de Jazz (1958/61) e o do silenciado Zip (1970/71). A concretização deste deve-se à Tecla que assegura a impressão e distribuição, e, como quem colabora não «toca» qualquer tipo de remuneração, a assinatura é gratuita.
Neste nº 1 do referido boletim dava-se nota dos destaques, para o mês de Novembro, para a rubrica de rádio "Cinco minutos de Jazz" e entre eles constava a de Ben Webster para as noites de 19, 20 e 21.
Ben Webster (1909-1973) foi um saxofonista de Jazz considerado ao nível de Coleman Hawkins e Lester Young, entre 1940 e 1943 fez parte da orquestra de Duke Ellington, como primeiro solista tenor, e era desta colaboração que o "Cinco minutos de Jazz" fazia eco.
Duke Ellington - Cotton Tail
Sem comentários:
Enviar um comentário