sexta-feira, 5 de março de 2021

James Brown - Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine

  DISCO MÚSICA & MODA, nº 6 de 15 de Abril de 1971


James Brown (1933-2006) ocupava uma página inteira deste nº 6 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" publicado a 15 de Abril de 1971. Com o título "James Brown Trocou o «Black Power» pelo «Soul Power»" dá-se a conhecer um pouco da história do cantor desde que nasceu "...recebendo a herança de pobreza e amargura do homem negro do Sul." até se tornar um "homem público" onde "... os seus discos causam um impacto tão grande nos Estados Unidos, especialmente entre a população negra, como qualquer movimento político."

Musicalmente passa pelo Blues, pelos Espirituais e Baladas até criar  "um estilo próprio"  tendo "...a sequência rítmica como base, poderosamente servida por um espectacular naipe de metais...". Em termos de gravações começaram a ser feitas a partir de "... actuações ao «vivo»..." onde James Brown "...atinge toda a sua dimensão" e onde "O público é subjugado pela sua grandeza e as salas transformam-se em ambientes de êxtase, vibrando frenéticas com o rei do soul e a música contagiante."




A produção discográfica de James Brown foi muito intensa, só em 1970 foram publicados 5 álbuns entre os quais constava o duplo "Sex Machine" sendo o primeiro LP gravado em estúdio mas com simulação de público e o segundo ao vivo. O álbum começava com "Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine" que ultrapassa os 10 minutos e é uma das canções que passou a acompanhar James Brown nas suas actuações. Ei-la.



James Brown - Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine

Sem comentários:

Enviar um comentário