DISCO MÚSICA & MODA, nº 6 de 15 de Abril de 1971
Em 1971 a ideia que a música Pop-Rock era coisa de jovens sem estudos musicais que não sabiam tocar senão 2 ou 3 acordes estava ultrapassada. Na realidade a música popular tinha atingido no final dos anos 60 um nível de sofisticação ao qual era difícil de dizer que quem a tocava não percebia nada de música. Inclusive começaram a efectuar-se, se bem que muito discutíveis, aproximações do Rock à Música Clássica o que tornava ainda mais premente a questão da qualidade dos executantes Pop-Rock.
O jornal "DISCO MÚSICA & MODA" trazia na sua edição nº 6 da segunda quinzena de Abril de 1971 um texto sobre este assunto com o título "O Clássico e o Rock São Incompatíveis?" onde eram apresentadas as opiniões de 4 músicos então bem conhecidos, Keith Emerson, Ian McDonald, Vincent Crane e Rick Wakeman.
"Keith Emerson teve cinco anos de aulas particulares de piano e está grato pelos conhecimentos adquiridos..." lia-se no texto, qualquer dúvida era (é) ouvir o LP "Emerson,Lake & Palmer" (1970), já Rick Wakeman, ainda nos Strawbs com quem gravaria os álbuns "Just a Collection of Antiques and Curios" (1970) e "From the Witchwood" (1971), tinha estudado piano, órgão e harpa no Royal College e queria "... mandar todos os músicos «pop» para o Royal College durante uma semana..." e "... todos os estudantes de música clássica para a rua..." também durante uma semana com uma banda, para concluir que "Aqueles que conseguissem sobreviver seriam os músicos de que valeria a pena falar". O melhor e o pior de Rick Wakeman ainda estava para vir.
Quanto a Vincent Crane tinha obtido "... os graus de licenciatura e doutoramento" no Trinity College onde estudou "...piano (prática e composição)" considerando ele que os estudos que teve "...constituíram uma ajuda definitiva para o lugar que ocupo como músico «rock»". Vincent Crane tendo conhecido o sucesso frente Atomic Rooster onde tocava órgão e piano.
Finalmente Ian McDonald, multi-instrumentista, que tinha feiro parte dos iniciais King Crimson onde gravou o seminal "In the Court of the Crimson King " (1969), considerava que "Toda a música tem que ser influenciada por outros estilos para não estagnar" e que "Uma das coisas mais importantes que nós podemos aprender nos clássicos é a forma e a estrutura."
Em 1971 é publicado o álbum único do duo "McDonald and Giles" , os dois ex-King Crimson, Ian McDonald com uma panóplia de instrumentos e Michael Giles nas percussões. A sonoridade é próxima dos King Crimson de então, a prová-lo a canção "Flight of the Ibis" com o seu som puro e celestial.McDonald and Giles - Flight of the Ibis
Sem comentários:
Enviar um comentário