quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Xarhanga - Great Goat

A primeira metade dos anos 70 em Portugal é caracterizada pela forte influência de conjuntos como os Led Zeppelin, Deep Purple, Uriah Heep ou ainda os Black Sabbath, todos eles no topo das suas carreiras.

Por cá os grupos formavam-se, desfaziam-se, fundiam-se a uma velocidade que não era por vezes fácil de acompanhar. Os Pentágono, Psico, Psicágono fusão temporária daqueles dois, Heavy Band, Beatniks, Albatroz dos irmãos Sarbib, Objectivo, Xarhanga são alguns exemplos. Até o José Cid, um tanto à deriva, não resiste ao hard-rock então dominante, veja-se no tema “Doce e Fácil Reino do Blá, Blá, Blá” de 1973.




Mas a atenção vai agora para os Xarhanga com um dos sons mais pesados praticados na época por cá. O destaque vai para o vocalista Carlos Cavalheiro e o guitarrista Júlio Pereira (esse mesmo! o da música popular, do cavaquinho e da braguesa).

Os Xarhanga editaram 2 Singles em 1972 e 1973 revelando fortes influências, mormente dos Uriah Heep e  Atomic Rooster. No tema escolhido, “Great Goat” do segundo single, está patente o tom bem pesado, ainda invulgar na maioria dos conjuntos portugueses, praticado pelos efémeros Xarhanga.



Xarhanga - Great Goat

Sem comentários:

Enviar um comentário