sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Gram Parsons - That's All It Took

   1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

A aproximação da música Country ao Rock veio-lhe dar uma nova vitalidade e alargar públicos até aí distantes.

Tudo aconteceu nos finais dos anos 60 quando Bob Dylan, The Byrds e Buffalo Springfield se aproximaram do estilo Country, ouça-se respectivamente "Lay Lady Lay", "You Ain't Goin' Nowhere" e "Kind Woman".

Um nome há que é incontornável, contribuiu decididamente para afirmar o Country-Rock e fazer-me apreciá-lo, foi Gram Parsons.

Gram Parsons (1946-1973) depois da curta existência da sua primeira formação, The International Submarine Band, colabora, no ano de 1968 com The Byrds, resultando no seminal álbum de Country-Rock "Sweetheart Of The Rodeo", segue-se a formação do grupo The Flying Burrito Brothers que deixou dois marcantes discos: "The Gilded Palace of Sin" (1969) e "Burrito Deluxe" (1970). Só em 1973, depois de se casar, descobrir Emmylou Harris e procurar deixar a dependência da heroína, surge o primeiro álbum a solo "GP".


Edição alemã em CD com a ref: 7599-26108-2
dos álbuns "GP" e "Grievous Angel"

Referindo-se a "GP", ao qual dá quatro estrelas, dizia Miguel Esteves Cardoso:

"Enquanto os "consagrados" têm um ano menos brilhante, Gram Parsons consegue a fusão de Country e de Rock mais perfeita de sempre, o fruto de quase uma década de labuta honesta (nos International Submarine Band, nos Byrds, e nos Flying Burrito Brothers) e indisputavelmente superior à grande maioria dos álbuns dessas bandas. Os vocais trepidantes e nervosos de Emmylou Harris casam-se imperceptivelmente aos seus e o resultado é comovente, na sua inocência romântica, mas também na força subjacente às suas composições."

Três minutos são suficientes para se ficar rendido ouça-se a "That's All It Took" dueto de Gram Parsons com Emmylou Harris então ainda uma desconhecida.



Gram Parsons - That's All It Took

Sem comentários:

Enviar um comentário