sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Kraftwerk - Elektrisches Roulette

 1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


De iniciadores do Krautrock a pioneiros da Música Electrónica os Kraftwerk encarnaram o maior sucesso que uma banda alemã conheceu internacionalmente. Estilos que nunca me conseguiram seduzir suficientemente. Sonoridades frias, distantes, para mim pouco emotivas, mas é claro que naqueles anos da década de 70 não deixei de os ouvir de forma curiosa.

Os Kraftwerk formados a partir do duo Ralf Hütter (actualmente ainda à frente do grupo) e Florian Schneider (abandonou o grupo em 2008 e faleceu em 2020) assinavam em 1973 o terceiro LP precisamente com o nome "Ralf und Florian" e fazia parte da seleção de Miguel Esteves Cardoso com três estrelas.


http://krautrockmaniac.blogspot.com/


Estava assim concluída a fase inicial de pesquisa e desenvolvimento necessária para o sucesso que viria no ano seguinte com "Autobahn". 

"Os Kraftwerk divestem-se [?] das influências anteriores (Terry Riley, os Floyd) e surgem com um estilo independente - rítmico-monótono, atmosférico-industrial, técnico-frio. Destruindo qualquer vestígio de "imagem", os Kraftwerk reproduzem o expressionismo alemão dos anos 30 ("Metropolis", o filme de Lang, ocorre à memória) nos seus aspectos mais simétricos e maquinais." escrevia Miguel Esteves Cardoso.

Para quem goste, "Elektrisches Roulette".



Kraftwerk - Elektrisches Roulette

Sem comentários:

Enviar um comentário