segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Lou Reed - Berlin

   1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Em 1973 Lou Reed lança um dos melhores discos da sua carreira, "Berlin", um disco que foi ganhando ao longo dos anos crescente importância na sua discografia.

Ao terceiro registo a solo, Lou Reed assina um álbum conceptual baseado na relação do casal Jim e Caroline onde temas como a violência doméstica, a droga e a prostituição tomam lugar central. Retrato de um tempo em que a música popular expandia fronteiras e buscava novas vias, um disco pesado, perturbador mas simultaneamente maravilhoso e cativante.


Edição alemã com a ref: NL 84388 de 1981



"Berlin" está entre as escolhas de Miguel Esteves Cardoso para o ano de 1973 dando-lhe quatro estrela e dele dizendo:

"Lou Reed produz uma obra-prima de dramatismo decadente com "Berlin" - talvez o LP mais menosprezado de toda a sua obra. Profundamente teatral, Reed levanta uma atmosfera fumarenta populada por seres humanos em situações extremas de declínio e de masoquismo. Duma força quase visual, os textos condensam as obsessões estilísticas de Reed - uma espécie de elegância do desespero."



Em 2007 "Berlin" voltou à ribalta com uma série de concertos com um grupo de 30 músicos e um coro onde marcava presença Antony, desses resultou a realização por Julian Schnabel de um filme-concerto com boa recepção da crítica.

O tema inicial "Berlin" aqui fica para recordação e(ou) aperitivo para ouvir todo o álbum ou rever o filme que é o que eu vou fazer.



Lou Reed - Berlin

Sem comentários:

Enviar um comentário