1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
Em 1973 para além de algum Folk-Rock ainda merecedor de atenção as minhas preferências iam para para um Rock com abordagens experimentalistas e vanguardistas que procuravam dentro das limitações do Rock alargar as suas fronteiras com originalidade e criatividade. Entre elas estavam os Roxy Music de boa memória.
Depois do prometedor álbum de estreia, "Roxy Music" (1972), publicam no ano seguinte mais dois LP, respectivamente "For Your Pleasure" e "Stranded" sendo neste três discos que se encontra o som mais puro e original da banda, mesmo que em "Stranded" já não contassem com Brian Eno.
Edição portuguesa de 1983 em vinil com a ref: 2310 551 |
Edição portuguesa de 1983 em vinil com a ref: 2310 550 |
A par de David Bowie, Bryan Ferry e os Roxy Music são das personagens mais importantes dos anos 70. O gosto de Bryan Ferry pelo kitsch e pela vida decadente dos anos 20 e o bom conjunto de músicos de que se fez rodear fizeram com que os Roxy Music criassem um som e um visual dos mais inovadores daquela década.
Para Miguel Esteves Cardoso, que atribuiu quatro estrelas aos dois álbuns, "Os Roxy Music mostram ter encontrado o seu nicho, igualmente romântico mas menos poderoso que o de Lou Reed. Brian Eno partiria em fins de 1973 e os Roxy Music perdiam o carácter algo intransigente de experimentalismo Rock para se dedicarem à visão polida e sofisticada de Ferry."
Tempos aventurosos que o Rock não voltou a repetir, de "For Your Pleasure" para muitos o álbum mais arrojado dos Roxy Music, escolho "Do The Strand"Roxy Music - Do The Strand
Sem comentários:
Enviar um comentário