sábado, 18 de abril de 2020

Madalena Iglésias - Twist em Lisboa

A música Pop no feminino no Portugal dos anos 60


Para hoje a proposta é Madalena Iglésias.
Madalena Iglésias (1939-2018) foi uma cantora portuguesa bastante popular principalmente nos anos 60 sendo normalmente associada ao chamado nacional-cançonetismo designação dada à música ligeira então praticada e hegemónica no antigo regime. Ela mais a Simone de Oliveira, o António Calvário e o Artur Garcia eram os principais artistas dominantes na nossa Rádio e Televisão. Os quatro estão presentes no 1º Festival de 1964 com vitória para o António Calvário, os quatro são os únicos participantes no Festival de 1965 com vitória para Simone de Oliveira, os três, menos o Artur Garcia, estão presentes no Festival de 1966 desta vez com a vitória da Madalena Iglésias que participou com três canções. Tinha que ganhar, depois do António Calvário, da Simone de Oliveira faltava a Madalena Iglésias.
Apesar da idade lembro-me bem destes festivais e de rapidamente me aperceber da falta de qualidade e do que politicamente estava por de trás deles (as observações que o meu pai fazia terão sido determinantes). Já agora a canção era "Ele e Ela", a bonita rapariga e o tímido rapaz.


https://musicasdosanos60.blogspot.com/


Deixou uma vasta discografia quase toda centrada na década de 60. Recuo a 1963 onde encontro um EP onde consta este "Twist em Lisboa", o nacional-cançonetismo com uns toques de modernidade...




Madalena Iglésias - Twist em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário