quarta-feira, 29 de abril de 2020

Catherine Ribeiro - Lorsque Le Bateau Viendra

A música Pop no feminino no Portugal dos anos 60

Uma excepção, não era portuguesa, mas era filha de portugueses e por cá gravou um EP, por isso a incluo neste tema sobre a música feita no feminino no Portugal dos anos 60, trata-se de Catherine Ribeiro.
Catherine Ribeiro, actualmente com 78 anos, teve uma carreira musical longa e de particular importância a partir de 1968 com a formação Alpes com os quais adere ao Rock Progressivo.


https://www.discogs.com/


Até àquele ano tinha gravado alguns EP onde sobressaem algumas versões de canções de Bob Dylan adaptadas à língua francesa. Entre esses EP encontra-se o gravado em Portugal no qual 2 das canções eram precisamente de Bob Dylan. Depois de já ter recordado "Dieu Est à Nos Côtés" (With God On Our Side), para hoje ao outro tema "Lorsque Le Bateau Viendra" no original "When The Ship Comes In".
Mas antes este pequeno texto na contra-capa assinado por Manuel Batoreo:
"CATHRINE RIBEIRO - conhecida em Portugal através de gravações e actuações públicas - nasceu em França, próximo de Lyon, filha de pais portugueses.
Conquistada pelo estilo de Bob Dylan - tal como os seus compatriotas Highes Auffray e Long Chris - Catherine começou a cantar versões francesas das canções do já celebrizado intérprete americano.
A linha geral das suas canções filia-se na chamada "protest song", lançada mundialmente por Dylan, Donovan e Pete Seeger.
As canções gravadas neste disco, apresentado pela etiqueta "Estúdio", constituem como que um resumo dos seu maiores êxitos."




Catherine Ribeiro - Lorsque Le Bateau Viendra

Sem comentários:

Enviar um comentário