O Pop-Rock oriundo do Porto nos anos 60
Não nasceu na cidade mas "Fixou-se no Porto em 1945 após casar com Maria de Lurdes Sequeira, brasileira de ascendência portuguesa.", assim refere a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX" sobre Roger Sarbib de origem argelina e que nos anos 30 acompanhou, em França, nomes importantes como Edith Piaf e Charles Trenet. A partir daquele ano é em Portugal que viverá até à sua morte em 1993. É no Porto que vão nascer os seus filhos André e Jean Sarbib, os dois reconhecidos músicos na área do Jazz depois de nos anos 60 terem passado por diversos conjuntos Pop-Rock portugueses.
Diz ainda aquela Enciclopédia que Roger Sarbib "Até 1963 tocou e dirigiu um conjunto que actuava em bailes e festas acompanhando cantores, apresentando-se várias vezes, a parir de 1959, na televisão."
A sua primeira gravação é um EP de 1961 com as composições "Vilela", "Pepe", "Nosso Concerto" e "Enamorada". "Nosso Concerto" já se encontra neste blogue, proponho "Pepe" um conhecido Fox que fazia parte da banda sonora da comédia musical com o mesmo nome de 1960 e que tinha como protagonista principal o mexicano Mário Moreno mais conhecido por Cantinflas.
Roger Sarbib - Pepe
Sem comentários:
Enviar um comentário