sábado, 21 de março de 2020

Os Tártaros - Sonho Dum Poeta

O Pop-Rock oriundo do Porto nos anos 60


À semelhança de Os Titãs, o conjunto Os Tártaros praticava um som muito próximo do The Shadows ou seja o que se convencionou chamar Instrumental Surf.

Dezasseis temas repartidos por quatro EP, no período de 1964-1967, foram o legado que Os Tártaros nos deixaram. A influência de The Shadows era tal que, à semelhança de uma boa parte dos conjuntos de então, faziam parte dos denominados "Conjuntos instrumentais do tipo The Shadows". As guitarras eram dominantes e as composições eram em parte baseadas em músicas tradicionais com ritmos do Rock'n'Roll, então chamado Ié-Ié.





Actuaram na RTP e passaram pelo Concurso Ié-Ié, no Teatro Monumental, em Lisboa, onde chegaram à meia-final e classificaram-se em 5º lugar. Em 1966 é publicado o 3º EP onde se notam alterações em relação aos anteriores, menos The Shadows mais The Beatles nas influências, nada de adaptações nem instrumentais mas sim quatro faixas originais e cantadas. Diga-se que parece terem perdido algum do encanto original e as vocalizações também não resultam tão bem como os instrumentais.
"Sonho Dum Poeta", um Shake no dizer da contra-capa, é a proposta para hoje.



Os Tártaros - Sonho Dum Poeta

Sem comentários:

Enviar um comentário