terça-feira, 17 de março de 2020

Conjunto Académico Orfeu – Você e Eu

O Pop-Rock oriundo do Porto nos anos 60


1963 a 1969 foi o período que o Conjunto Académico Orfeu durou tendo terminado pela razão habitual ou seja o recrutamento para a guerra colonial.

Dizia Mário Ferreira, um dos principais elementos do grupo, ao blogue Ié-Ié em 2010, "Nestes 6 anos, ao mesmo tempo que estudávamos, íamos dando curso ao gosto pela musica; actuamos centenas de vezes, quer em bailes de finalistas, em arraiais que naquele tempo eram às dezenas por ano...", quanto ao nome do grupo ficamos a saber que, "Por volta de 1964 tocávamos em muitos arraiais no Norte sem ter nome, até que um dia fomos entrevistados numa rádio local da época por um locutor de nome Amadeu Meireles, um senhor da rádio nesse tempo.
Quando perguntou como se chamava a banda, dissemos que ainda andávamos a pensar nisso e de imediato disse: como vamos para o ar dentro de 5 minutos, eu acho que vocês se deveriam chamar Orfeu em homenagem ao Deus da Música.
Só juntámos o qualificativo "académico" que era habitual na época para as bandas formadas por estudantes e assim ficou".

No que diz respeito a gravações, dois EP, em 1966 e 1967, foi o que deixaram. O primeiro feito de versões e o segundo de originais cantados em inglês. Na realidade parece que não chegaram a concretizar as suas ideias musicais que em artigo da revista Flama em Janeiro de 1968 era assim expresso:
" No ano que começa, está a criação de um estilo musical que se alimenta no folclore português. Estão dispostos a seguir na esteira do quarteto «1111». É esse para o Conjunto Académico «Orfeu», o único movimento válido de criação musical."






A realidade foi outra e o grupo terminaria ainda antes de concretizar as novas ideias.
Retomo o disco inicial, depois de "NIVRAN" o célebre tema dos The Shadows uma Bossa Nova, é "Você e Eu".




Conjunto Académico Orfeu – Você e Eu

Sem comentários:

Enviar um comentário