Van Morrison, uma das figuras mais importantes da história do Rock, absorveu as influências mais diversas, Rock, Jazz, Blues, Folk, Pop, para citar só as principais, e ao mesmo tempo criou uma sonoridade identitária e única. Também sob o ponto de vista de suporte musical ele é feito normalmente por um conjunto alargado de músicos, alguns multi-instrumentistas, das mais diversas origens.
A flauta não é um instrumento estranho ao universo musical de Van Morrison. É possível encontrar o instrumento em muitos discos deste cantautor da Irlanda do Norte. Na maior parte da discografia até finais dos anos 80 a flauta aparece regularmente, de forma mais discreta ou evidenciada como em "Irish Heartbeat" não fosse a presença dos The Chieftains.
Eis uma lista com alguns dos álbuns onde se pode escutar a flauta:
- Astral Weeks
- Moondance
- Tupelo Honey
- Saint Dominic's Preview
- Hard Nose the Highway
- Veedon Fleece
- Common One
- Beautiful Vision
- Inarticulated Speech of the Heart
- Live at the Grand Opera House Belfast
- Poetic Champions Compose
- Irish Heartbeat
- Enlightenment
- Hymns to the Silence
- The Philosopher's Stone
- Down the Road
- What's Wrong with This Picture
Para hoje socorro-me do álbum "Moondance" (1970) e da canção título.
Edição alemã, provavelmente de 1979, referências K 46 040, WS 1835 |
"Moondance" é das canções mais conhecidas e interpretada com frequência ao vivo ao longo de muitas décadas. Uma bela canção, próxima do Jazz, que ainda hoje, como aliás toda a sua música, se ouve com a maior satisfação.
A não perder a próxima vinda de Van Morrison a Portugal, é no dia 28 de Julho no EDPCOOLJAZZ no Parque dos Poetas em Oeiras.
Van Morrison - Moondance
Sem comentários:
Enviar um comentário