Remonta aos anos 80 as últimas vezes que me recordo de o fazer de uma forma regular. Entre 1982 e 1988, aos Domingos das 21H à Meia-noite, era sintonizar a Rádio Comercial e, com apresentação de António Santos, ouvir “As Noites Longas do FM Estéreo”, a que se podia acrescentar como sub-título “Histórias com disco ao meio”.
A publicidade era sóbria e exclusiva do patrocinador do programa, o “Cristal Atlantis”. Os textos eram pequenos contos lidos pelo António Santos com autoria de Eduarda Ferreira, João Viegas e dele próprio; as músicas correspondiam a uma selecção cuidadosa que criavam um ambiente de tranquilidade absoluta, eis alguns músicos que por lá passaram: Bruce Springsteen, Peter Gabriel, Ry Cooder, Jon and Vangelis, Mike & The Mechanics, Paul Simon, The Moody Blues, Leonard Cohen, Van Morrison, Lou Reed, The Doors, Dire Straits, James Taylor, Tom Waits, Suzanne Vega, Joni Mitchell e também Sérgio Godinho, José Afonso, Milton Nascimento, João Gilberto; os textos, músicas e publicidade eram interligados por temas instrumentais, as músicas não eram anunciadas.
António Santos, o apresentador de "As Noites Longas do FM Estéreo" |
A última edição ocorreu em Fevereiro de 1988 e não podia ter terminado melhor, a terceira hora acabava com Tom Waits seguido de Simon and Garfunkel e as faixas “Overs”, “Old Friends” e “Bookends” do inultrapassável álbum “Bookends” de 1968.
Ficamos com “Old Friends”/“Bookends”. E agora, "Então boa noite e bom soninho, se for caso disso", como se despedia o António Santos.
Simon and Garfunkel - Old Friends/Bookends
PS: Seguia-se outro excelente programa: “Morrison Hotel” apresentado por Rui Morrison que já não dava para ouvir todo, no dia seguinte era dia de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário