A Flauta no Rock
Daevid Allen (1938-2015) foi um dos elementos fundadores dos Soft Machine em 1966. No ano seguinte, após tournée pela Europa, Daevid Allen, de origem australiana, vê-se impedido de entrar no Reino Unido por problemas no visto. É em Paris que vai formar o seu novo grupo de nome Gong, dos quais ouvi falar no início da década de 70.
A sonoridade dos Gong era afim à dos Soft Machine ou seja navegava em ondas do Rock Progressivo. O grupo, de formação muito irregular, teve em Didier Malherbe o elemento mais constante no que diz respeito aos saxofones e à flauta. Manteve-se no grupo de 1969 a 1976 quando o grupo sofreu a primeira dissolução. Voltou ainda nos anos 90 até nova separação já no novo milénio.
Data de 1970 o primeiro LP dos Gong intitulado "Magick Brother" enquadra-se no som psicadélico da época, a lembrar por vezes os Soft Machine mas também os Pink Floyd de Syd Barrett. Logo na faixa inicial "Mystic Sister, Magick Brother" está bem presente a flauta, instrumento que, como temos vindo a recordar, se evidenciava, naqueles tempos, em muitos grupos de Pop-Rock, hoje praticamente abandonado.
Gong - Mystic Sister, Magick Brother
Sem comentários:
Enviar um comentário