segunda-feira, 7 de maio de 2018

Fairport Convention - She Moves Through the Fair

Estamos em 1968, os Fairport Convention já tinham gravado o primeiro álbum tendo Judy Dyble como vocalista. A saída desta do grupo levou à audição de uma série de cantoras para a substituir, entre elas estava Sandy Denny.
Sandy encantou os membros dos Fairport Convention e Richard Thompson, então com 18 anos, referiu-se assim às audições:
“Nós é que fizemos uma audição para ela, para ver se ela queria juntar-se a nós”
1968/69 foram anos decisivos na carreira dos Fairport Convention, de Sandy Denny e na história do Folk-Rock. Esta intrigante mistura do Folk com o então hegemónico Rock atingiu, neste período, todo o seu esplendor ficando registado em 3 álbuns históricos e indispensáveis em qualquer discoteca elementar, a saber:
- “What We Did On Our Holidays”
- “Unhalfbricking”
- “Liege and Lief”


Edição de 1991 da editora Hannibal com a referência HNCD 4430 

Retomo "What We Did On Our Holidays”, onde o line-up do grupo era:

Sandy Denny, voz.
Ian Matthews, voz.
Martin Lamble, bateria.
Simon Nicol, guitarra (único a pertencer à actual formação dos Fairport Convention).
Ashley Hutchings, baixo.
Richard Thompson, guitarra, voz.

Uma formação de luxo, duas vozes de qualidade ímpar (Sandy Denny e Ian Matthews) e Richard Thompson a despontar como compositor de eleição e a ficar para a história como o “pai” do Folk-Rock. É dele o pequeno grande tema “Meet On The Ledge” do álbum “What We Did On Our Holidays” que ficaria como uma espécie de hino dos Fairport Convention. Ei-lo na despedida do concerto a que assisti no ano passado aquando 50º aniversário do grupo em Cropredy.






“What We Did On Our Holidays” continha dois temas tradicionais, "Nottamun Town" e "She Moves Through the Fair" com arranjos do grupo. Neste último sobressaia a voz de Sandy Denny e é uma pequena preciosidade que agora fica para nossa fruição.




Fairport Convention - She Moves Through the Fair

Sem comentários:

Enviar um comentário