quinta-feira, 17 de maio de 2018

Donovan - There Is a Mountain

A Flauta no Rock

A flauta no contexto do Rock é um instrumento que no início dos anos 60 lhe era estranho, mas que aos poucos foi ganhando o seu terreno. É disso que procuro dar conta nestes Regresso ao Passado. Em áreas afins ao Rock, em particular no Folk-Rock já a introdução da flauta não revela a mesma estranheza, bem pelo contrário é um género onde a sonoridade da flauta se enquadra com maior naturalidade.

Nesta área do Folk-Rock regresso a Donovan, essa figura ímpar do Folk britânico e que cedo trilhou percursos mais elaborados misturando o Jazz e o Folk-Rock de características psicadélicas, não estivéssemos nos criativos e peculiares anos 60.


Donovan com o guru Maharishi Mahesh Yogi

Foi pois fácil encontrar a presença da flauta nas suas canções. Logo em 1965 surge em "Sunny Goodge Street" do álbum "Fairytale", em 1967 em duas canções do álbum "Mellow Yellow", e ainda, pelo menos, nos álbuns "A Gift From a Flower to a Garden" (1967), "Hurdy Gurdy Man" (1968) e "Barabajal" (1969). Em algumas canções somente editadas em Single também se encontra a flauta, como nas lindíssimas "There Is a Mountain" e "Lalena" de 1967 e 1968 respectivamente.

Não resisto a "There Is a Mountain", os créditos da flauta vão, não só nesta canção como nos álbuns alteriormente referidos, para o músico jamaicano Harold McNair (1931-1971).




Donovan - There Is a Mountain

Sem comentários:

Enviar um comentário