Dão pelo nome de Focus e constituíram-se, sob o comando de Thijs van Leer, no final da década de 60, na Holanda. Conjuntamente com o guitarrista Jan Akkerman, no tempo em que permaneceram juntos no grupo, deixaram alguns álbuns que se destacaram no Rock Progressivo que já ultrapassava as fronteiras do Reino Unido.
Também por cá chegaram os sons deste agrupamento que se tornou conhecido principalmente com os álbuns "Focus II" (ou "Moving Waves") e "Focus III" donde saíram, respectivamente, os conhecidos temas "Hocus Pocus " e "Sylvia".
Nesta primeira passagem pelos Focus, recuo ao primeiro LP "In and Out of Focus" de 1970, é nele que se encontra o também conhecido "House of the King" que depois de ouvido nunca mais se esquece.
Focus em 1970 (http://en.muziekencyclopedie.nl) |
Entre os instrumentos que Thijs van Leer tocava encontrava-se a flauta que claramente contribuiu para a definição do som praticado pelos Focus. Era mesmo, em alguns temas, o instrumento principal a fazer lembrar os Jethro Tull. Senão reparem no instrumental que é "House of the King".
Focus - House of the King