domingo, 6 de setembro de 2015

The Mothers of Invention - Who Are The Brain Police?

The Mothers of Invention é um caso à parte na história da música popular.
Longe da sonoridade fácil, agradável da generalidade da música Pop, The Mothers of Invention caracterizaram-se, tendo por base o Rock e os eternos Blues, pelo experimentalismo, colocando-os entre a vanguarda do que então se produzia. Não eram de fácil adesão, mas o seu ponto de partida permitia chegar a um público, amante do Rock, mas mais exigente.
À frente do grupo estava a figura de Frank Zappa (1940-1993), músico e compositor de difícil catalogação, foi influenciado por compositores do século XX como, por exemplo, Igor Stravinsky.

Frank Zappa deixou-nos uma longa discografia sendo a maior parte das gravações até 1975 com o suporte dos The Mothers of Invention. As minhas primeiras memórias vão para o segundo álbum a solo de Frank Zappa, de 1969, "Hot Rats", mas, por enquanto, interessa-nos o início, e o início foi em 1966.

Em 1966 The Mothers of Invention editam "Freak Out!" em formato de duplo LP.



"Freak Out!" é tido como um dos primeiros discos Rock conceptuais, sendo uma paródia à música Rock e à América de então.

"Who Are The Brain Police?" pertence ao álbum "Freak Out!" e foi também editada em Single.
A revista Mojo (referida na wikipédia) diz desta canção: "a vision of contemporary America where personal identity and individuality is erased" e ainda "one of the scariest songs to ever emerge from the rock psyche".
Era o princípio de Frank Zappa e The Mothers of Invention:



The Mothers of Invention - Who Are The Brain Police?

Sem comentários:

Enviar um comentário