Betty Carter (1929-1998) foi mais uma grande cantora de Jazz.
Sem ter alcançado a fama de uma Ella Fitzgerald ou Sarah Vaughan foi, no entanto, na segunda metade do século XX, uma das mais criativas intérpretes de Jazz. Tendo convivido, desde muito nova, com grandes nomes do Jazz como Charlie Parker, Lionel Hampton, Max Roach, Dizzy Gilliespie e Miles Davis começou a gravar em 1955, mas somente na década de 70 é que, finalmente, vê o seu talento consagrado.
Na verdade, já no início dos anos 60 ganha alguma notoriedade ao gravar um disco de duetos com Ray Charles onde se destacava a impressionante versão de "Baby, It's Cold Outside".
Ficou conhecida pela capacidade de improvisação, pelo canto scat, demonstrando um domínio vocal único, por alguma razão Carmen McRae disse: "há realmente apenas uma cantora de Jazz - a única: Betty Carter."
Para audição, uma das primeiras gravações de Betty Carter, trata-se da adaptação ao Jazz de uma canção popular do mexicano Alberto Domínguez de nome "Frenesi" onde as capacidades vocais de Betty Carter são já evidentes, estávamos no ano de 1956.
Betty Carter - Frenesi
Sem comentários:
Enviar um comentário