domingo, 20 de setembro de 2015

Dizzy Gillespie - Oop-Pop-A-Da

"No canto, o be-bop (onomatopeia derivada de uma figura rítmica que designa o estilo musical surgido no início dos anos 40 e que renova os conceitos de jazz "clássico") manifesta-se de duas formas diferentes: através do scat, no qual as palavras são subtsituídas por onomatopeias, sílabas ou frases sem significado (assim no repertório de Dizzy Gillespie: "Oop-Pop-A-Da", "Ooo-Shoo-Be-Doo-Be", "Ool-Ya-Koo"...) ou através da adaptação de textos inéditos sobre temas originalmente instrumentais ou sobre os improvisos de solistas cuidadosamente transcritos (o estilo vocalese)." em "Os Grandes Criadores de Jazz".

Dizzy Gillespie (1917-1993) foi um dos principais criadores do chamado Be-Bop, foi um virtuoso do trompete, mas também (mais um) cantor scat tornando-se num (mais um) "entertainer" destacado.
Em 1939 é contratado por Cab Calloway para a orquestra do Cotton Club, donde é despedido em 1941 por, pelos vistos, "lançar bolinhas de papel para o palco" enquanto Cab Calloway cantava. A sua personalidade desconcertante  e o seu sentido de humor terão contribuído para o sucedido, mas o ter criado um fraseado muito próprio e a sua aproximação a Charlie Parker não devem ser ignorados.


Dizzy Gillespie (direita) com
Charlie Parker

As primeiras gravações conjuntas com Charlie Parker surgem em 1945 e o sucesso maior na segunda metade da década, nomeadamente com digressão pela Europa em 1948.

De 1947 Dizzy Gillespie & His Orchestra gravam entre outros temas "Oop-Pop-A-Da" que é a audição que se segue.



Dizzy Gillespie - Oop-Pop-A-Da

Sem comentários:

Enviar um comentário