sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Os Titãs - Mira-me Maria

O Mundo da Música Pop

Da fraqueza de grande parte das abordagens musicais dos conjuntos portugueses (particularmente da primeira metade) da década de 60 já aqui fiz eco.
No reencontro com escritos mais antigos deparei-me com o prefácio de Joaquim Fernandes ao livro “O Mundo da Música Pop” do alemão Rolf-Ulrich Kaiser de 1969 e editado em Portugal em 1973. Constava assim:
A realidade portuguesa não pode fugir à conjuntura da realidade total. Na expectativa, como sempre e em quase tudo, aparamos o golpe, o turbilhão da década de sessenta, comodamente instalados nos salões das associações recreativas, nos bailes de carnaval ou de passagem de ano. Do grito dos Beatles – She Loves You, yé, yé, recuperamos os derradeiros vocábulos e passamos a infestar, de um dia para o outro, os bailes de finalistas, já que a «malta» até era «porreira» e «gramava» aquela música que, entretanto, ia assimilando nas suas incursões pelas discotecas.”
E mais adiante:
"O conjunto yé-yé viu-se de repente, transformado numa praga heterógena e radicalmente desconsciencializado da função que, no exterior, o movimento popular se tinha armado: a contestação progressiva do sistema e dos valores por ele proclamados. Providos de material precário, apoiados financeiramente no zero, teoricamente ingénuos e vivendo do «ouvido», a grande maioria dos conjuntos portugueses não aguentou o embate com a moda importada e foi fenecendo lentamente… …Dessa vaga inicial, pouco ou nada se salvou. Valerá a pena falar na tentativa desapoiada do «regional-pop», passe a expressão, do conjunto «Os Titãs»?

Os Titãs! Quem havia de dizer! Os Titãs eram de Matosinhos e deles já relembrei “Canção da Beira Baixa” e “Tema Para os Titãs”, ambos de 1963. Num fôlego final gravam um último EP em 1969 já com José Lello (o do Partido Socialista) no grupo.



 A escolha vai para um tradicional de Trás-os-Montes “Mira-me Maria” com vestes pop. O tal «regional-pop»?


Os Titãs - Mira-me Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário