sábado, 12 de setembro de 2015

Filarmónica Fraude - Epopeia (1ª profecia)

O Mundo da Música Pop

Em continuação ao prefácio do livro “O Mundo da Música Pop” de Rolf-Ulrich Kaiser, com data de edição de 1973, afirma Joaquim Fernandes a certa altura:
“Não vai longe o tempo da Filarmónica Fraude. Entretanto, o conjunto dissolveu-se e deixou fechada uma possível saída para a música popular portuguesa. Foi uma «epopeia» que os editores não souberam incentivar preferindo uma outra «epopeia» económica em detrimento das propostas incómodas da Filarmónica.”

Clarividência do que agora parece ser consensual face à importância da obra deixada pela Filarmónica Fraude durante a sua curta existência. No ano de 1969 para além de 2 EP a Filarmónica gravaria ainda o disco de longa duração “Epopeia” cujo tema central era os descobrimentos e as suas adversidades.
“Enquanto boa parte da produção nacional procurava imitar a pop importada o mais fielmente possível, a Filarmónica procurava nas nossas raízes as marcas de distinção que reconhecia nos trabalhos que ia escutando de gente como Bob Dylan, os Byrds, ou até os Jethro Tull.” em “E Tudo acabou em 69” livro editado em 2013 com a história da Filarmónica Fraude contada pelos próprios.

No que diz respeito aos textos, “A Filarmónica Fraude apostava numa paródia de inteligente frontalidade na qual uma série de comentários, sátiras e críticas ao Portugal marcelista corriam na forma de evocações da epopeia dos descobrimentos e do Portugal de mil e seiscentos.” igualmente em “E Tudo acabou em 69”. A única coisa que então foi censurada, não foram as letras, não senhor, mas a assinatura da capa (capa aberta, julgo que inédita em LP portugueses) de Lídia Martinez que assinou “Lídia 69”, o ano teve que ser cortado.



O LP abria com o tema “Epopeia” e é com ele que ficamos nesta 3ª passagem pela Filarmónica Fraude.



Filarmónica Fraude - Epopeia (1ª profecia)

PS: Felizmente o fim da Filarmónica Fraude não deixou completamente “fechada uma possível saída para a música popular portuguesa”. Os anos 70 iriam ter A Banda do Casaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário