quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bessie Smith - Nobody Knows You When You're Down And Out

"A leveza do seu fraseado, a sua voz poderosa e expressiva, serviram de exemplo a todas as primeiras cantoras de jazz." em "Os Grandes Criadores de Jazz". Bessie Smith (1894-1937) foi a maior cantora de Blues (e todos sabemos o Blues é a base do Jazz) do seu tempo que lhe valeu o epíteto de "Rainha do Blues".


Retirado do livro "Jazz -
 das raízes ao rock" de
Lillian Erlich
Bessie Smith "Era uma mulher grande e majestosa, de um metro e setenta e cinco centímetros de altura e mais de cem quilos de peso. Tinha um lindo rosto redondo, cor de bronze e gostava de usar grandes brincos e suntuosos diademas. Tinha uma voz à altura do seu tamanho, um contralto rico de uma força aparentemente sem limites. Quando diante de microfones, Bessie Smith empurrava-os para longe." no livro "Jazz - das raízes ao rock" de Lilian Erlich.

É esta voz impressionante, nascida na extrema pobreza, que nas décadas de 20 e 30 vai conhecer o sucesso e cantar com alguns dos músicos de Jazz mais famosos de então, Louis Armstrong, Coleman Hawkins, Jack Teagarden, entre outros. Ganhou fortunas e gastou muito, faleceu na sequência de um desastre de automóvel do qual ficou para sempre a dúvida se teria sido socorrida prontamente.

Musicalmente ficamos com um tema que ela gravou no final da década de 20 e que eu gosto particularmente, "Nobody Knows You When You're Down And Out".


Bessie Smith - Nobody Knows You When You're Down And Out

Sem comentários:

Enviar um comentário