terça-feira, 11 de outubro de 2022

The Beatles - Julia

  mundo da canção nº 16 de Março de 1971


O património que The Beatles nos deixou é enorme. Uma década e treze álbuns foram suficientes para alterar o panorama musical da música dita popular, há um antes e depois The Beatles. Mesmo na sua discografia as diferenças são enormes entre 1963, ouça-se "Please Please Me", e 1970, ouça-se "Let It Be" que nem é o álbum mais importante do grupo. Bem, o mais importante é aquele que cada um quiser, mas arrisco-me a afirmar que a maioria faria uma escolha entre o que foi publicado entre 1966 e 1969.

É deste período o duplo álbum "White Album" (1968) que com o passar dos anos foi ganhando, pelo menos em mim, uma importância cada vez maior pela riqueza e constantes descobertas que novas audições provocam.




"Blackbird" e "Julia" eram duas canções deste álbum cujas letras constavam no nº 16 da revista "mundo da canção", estávamos já em Março de 1971, a realidade musical era já outra (como as alterações eram tão rápidas) mas a qualidade e o interesse estava, e está ainda hoje, garantido.

"Julia" escrita e interpretada exclusivamente por John Lennon mas creditada Lennon-McCartney como era habitual é uma canção dedicada a sua mãe Julia falecida em 1958. E o Regresso ao Passado de hoje termina bem, termina com "Julia".



The Beatles - Julia

Sem comentários:

Enviar um comentário