domingo, 9 de outubro de 2022

Chicago - Poem For The People

mundo da canção nº 16 de Março de 1971


Na página 17 estavam as 15 melhores canções do ano de 1970 segundo o programa de rádio "Em Órbita" e somente na página 24 se encontram os 15 melhores álbuns relativos ao mesmo ano e de acordo com o mesmo programa. Vinham assim publicados, no nº 16 da revista "mundo da canção", os textos lidos no referido programa de rádio aquando da divulgação dos mesmos. Momentos inesquecíveis para mim que acompanhei com entusiasmo as transmissões efectuadas em duas noites consecutivas, se a memória não me falha.

Agora, é ler estes textos e recordar ou descobrir estes 15 discos que fazem parte das minhas recordações dos meus 14 anos. E, já agora, pasme-se com a qualidade dos trabalhos escolhidos e note-se a falta de tantos outros que poderiam constar nesta lista, lembro-me de "Moondance" de Van Morrison, " After the Gold Rush" de Neil Young, "Lola Versus Powerman and the Moneygoround Part One" pelos The Kinks, " Workingman’s Dead" dos Grateful Dead, "Abraxas" dos Santana, etc., etc., etc..




E agora a dificuldade na escolha para a audição de hoje. Bem, vamos por ordem, como "Bridge Over Toubled Water" e "Fotheringay" já os divulguei suficientemente, quedo-me pelo 3º Lugar onde se encontra "Chicago II" o 2º duplo álbum do grupo norte-americano Chicago  que rompeu com todas as fronteiras do Pop-Rock. Lê-se:

"O duplo álbum da Chicago foi talvez a mais coerente proposta em álbum conhecida no ano transacto.

Difícil se torna isolar qualquer dos seus trechos sem se ir lesar, duma forma mais ou menos violenta, o todo-geral  em que este trabalho se impõe.

O duplo álbum da Chicago, é a oportuna desmistificação do argumento que se opõe, duma maneira não informada, aos mais representativos resultados da música não erudita de hoje."

Segue "Poem For The People", esperando que desperte o interesse da audição completa com "... que este trabalho se impõe".



Chicago - Poem For The People

Sem comentários:

Enviar um comentário