terça-feira, 22 de março de 2022

Jim Croce - I Got A Name

 

Se é verdade que nos Top estão normalmente as músicas de êxito mais fácil e pouco duradouro, também é verdade que esta realidade era bastante contrariada na segunda metade da década de 60, inícios de 70. Uma situação que ao longo dos primeiros anos da década de 70 foi em decrescendo ou seja progressivamente a qualidade foi diminuindo e os temas de êxito mais fácil foi crescendo.

Nma rápida passagem pelos Top de álbuns e Singles de 1973 constatamos:

Nos álbuns o decréscimo qualitativo é evidente. A promessa maior é Bruce Springsteen com o primeiro registo “Greetings from Asbury Park”, mas a maioria dos consagrados ficam aquém do expectável, Led Zeppelin com “Houses of the Holy”, The Who com “Quadrophenia”, a desilusão de Elton John com o aclamado “Goodbye Yellow Brick Road”, Neil Young e David Bowie com menor fulgor, respectivamente “Time Fades Away” e “Aladdin Sane”, etc., etc…. As excepções vão directas para dois trabalhos de qualidade superior, Lou Reed com “Berlin” e Genesis com “Selling England By the Pound”.

Nos Singles o cenário também não era animador. Assim, se entre os “novos” o destaque ia para Roberta Flack e o seu “Killing Me Softly” e também para Mike Oldfield (então com 19 anos) com “Tubular Bells”, os “velhos” arrastavam-se mais ou menos penosamente, Paul McCartney e George Harrison, sintonizados na temática, respectivamente com “My Love” e “Give Me Love”, Ringo Starr com “Photograph”, finalmente Elton John atingia a popularidade com o insuportável “Daniel”. Os Chicago continuavam nos Top, mas agora muito menos inspirados, com “Feeling Stronger Everyday”, o mesmo para os The Moody Blues com “I’m Just a Singer”; os The Rolling Stone dividiam opiniões com “Angie” e os Pink Floyd enriqueciam com “Money”.


https://www.discogs.com/ - edição portuguesa


O melhor encontrava-se em Marvin Gaye e o seu “Let’s Get It On” e também em Jim Croce (1943-1973) (falecido num desastre de aviação) com “I Got a Name”.

“I Got a Name” fazia parte do último álbum com o mesmo nome e foi editado postumamente, seria um dos temas mais populares de Jim Croce.



Jim Croce - I Got A Name

2 comentários:

  1. Jim Croce, grande cantor e compositor, prematuramente desaparecido.
    Além do " I've got a name", tem outras belíssimas canções, como " Time in a bottle", uma grande balada.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, mas, infelizmente pouco recordado.

    ResponderEliminar