Volto a uma das minhas preferências de sempre. os Fairport Convention no tempo da Sandy Denny.
Poucos meses depois de “What We Did On Our Holidays” é editado “Unhalfbricking”, o segundo de uma trilogia toda editada em 1969 e que são o marco maior da história do folk-rock britânico (fusão da música tradicional com instrumentos e ritmos modernos).
Da formação base do álbum anterior sai Ian Matthews e entra, como convidado, o violinista Dave Swarbrick que contribuirá determinantemente para a sonoridade imediata e futura dos Fairport Convention.
O lado A do disco em vinil terminava com “Saylor’s Life”, uma canção tradicional superiormente interpretada por Sandy Denny e restantes Fairport Convention, são 11 minutos de cortar a respiração. Sublime.
Das baladas tradicionais folk com forte influência americana já pouco resta, agora temos guitarras eléctricas, presença marcante da bateria e longos improvisos de violino caracterizam as novas sonoridades do folk-rock britânico na sua expressão suprema, os Fairport Convention. Não que o gosto pelo que se produzia do outro lado do atlântico fosse abandonado, nunca o foi, só em “Unhalfbricking” aparecem 3 temas de Bob Dylan, mas a atenção maior ia para as composições de Sandy Denny, Richard Thompson e a recriação de canções tradicionais britânicas com os devidos arrojos eléctricos.
Das sessões de “Unhalfbricking” uma foto de Sandy Denny |
A escolha para audição fica na beleza irresistível de “Autopsy” de Sandy Denny.
Fairport Convention - Autopsy
Sem comentários:
Enviar um comentário