Country-Rock é, como o nome indica, um estilo musical resultante da fusão do Country e do Rock e é predominantemente norte-americano. O seu período de ouro terá sido nos idos anos 60 e 70, onde pontificaram nomes tão importantes como Bob Dylan, The Byrds, The Flying Burrito Brothers, New Riders of the Purple Sage, Nitty Gritty Dirt Band, Eagles ou ainda Neil Young. Mas o destaque, hoje vai para um nome relativamente pouco conhecido, mas um dos expoentes maiores deste género musical: Gram Parsons.
Gram Parsons (1946-1973) foi, efectivamente, um dos que melhor operou a fusão do Country com o então dominante Rock. Os álbuns “Sweetheart of the Rodeo” (1968), a marcar a sua passagem pelos The Byrds, e ainda "The Gilded Palace of Sin" (1969) e "Burrito DeLuxe” (1970) nos The Flying Burrito Brothers são hoje marcos incontornáveis do melhor que se produziu na área do Country-Rock.
É ainda em vida que sai o primeiro álbum a solo “GP” (1973), um dos melhores álbuns do ano e onde, como dizia Miguel Esteves Cardoso, “…consegue a fusão de Country e Rock mais perfeita de sempre, …”.
Edição alemã em CD com a ref: 7599-26108-2 dos álbuns "GP" e "Grievous Angel |
Deste magnífico álbum segue “The New Soft Shoe” onde no coro, na voz feminina, se pode ouvir, nada mais, nada menos, que Emmylou Harris, que então despontava.
À semelhança de muitos outros, não resistiu, aos 26 anos, a “overdose”.
Integra a lista “100 greatest artists of all time” da revista “Rolling
Stones”.
Gram Parsons - The New Soft Shoe
Sem comentários:
Enviar um comentário