quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

The Johnstons - If I Could

  DISCO MÚSICA & MODA, nº 8 de 15 de Maio de 1971


O Pop, o Rock, o Rock Progressivo e o Hard Rock eram dominantes no início dos anos 70, mas também, embora não tão divulgado, as experiências do Folk em fusão com o Rock tiveram então um período de ouro, em particular o oriundo das ilhas britânicas.

Conseguia-se ouvir alguma da música então praticada no que se convencionou designar por Folk-Rock, mas era preciso estar muito atento e saber onde o ouvir. Lá consegui descobrir os Fairport Convention, talvez os mais divulgados, os Fotheringay, depois os Steeleye Span, os Magna Carta e poucos mais. Muitos ficaram por conhecer e só o meu gosto por este género é que me tem permito recuperar al longo dos anos aquilo que devia ter tido a devida divulgação a seu devido tempo. Espero um dia ter tempo para abrir um tema dedicado ao Folk-Rock oriundo da Grã-Bretanha, no entretanto aqui vou divulgando alguma dessa música perdida no tempo seja qual for o motivo, é o caso de hoje.




Um pequeno texto no nº 8 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" que passava quase despercebido intitulado simplesmente "Folk" dava conta de alguns novos álbuns ditos Folk onde aparecia Aly Bain, fundador dos The Boys of the Lough que tive o prazer de ver ao vivo em 1995 e também esse nome maior do Folk-Rock que foi Bert Jansch com o LP "Rosemary Lane". Mas este pequeno texto era dedicado aos The Johnstons grupo irlandês. que eu desconheci por muito tempo. formado no início dos anos 60 por Adrienne, Lucy e Michael Johnston tendo estes dois últimos sido depois substituídos por Paul Brady e Mick Maloney, tiveram algum reconhecimento nos estados Unidos onde actuaram em 1971 após a edição da versão de "Both Sides Now".

O texto refere o então mais recente álbum "Colours of the Dawn" onde vou buscar a canção "If I Could" que momentaneamente me fez lembrar os Magna Carta.



The Johnstons - If I Could

Sem comentários:

Enviar um comentário