DISCO MÚSICA & MODA, nº 8 de 15 de Maio de 1971
Como usualmente, o nº 8 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" dedicava uma página ao Jazz, o que não é de menorizar face à pouca divulgação que aquele género era alvo.
Neste nº dois textos, o primeiro noticiava uma sessão de Jazz organizada pelo Clube Universitário de jazz de Lisboa num Domingo à tarde, o segundo intitulava-se "Alguns Aspectos da «New Thing»" e é o que nos interessa para hoje.
Ornette Coleman, Don Cherry, Cecil Taylor são alguns dos nomes que ocorrem quando ainda nos finais dos anos 50 elevam o Jazz a novos níveis, menos convencionais, e que vão privilegiar o momento e as emoções ou seja dando largo espaço a novas formas de improvisação. Rompia-se com a tradição e a vanguarda tomava designações como Free Jazz, New Music e New Thing.
Das origens africanas e e da música de combate nos fala o artigo escolhido e onde se refere a propósito da luta da população negra nos Estados Unidos: "A luta directa que se vem travando, dia a dia, nas ruas americanas, não podia efectivamente deixar indiferentes aqueles que têm a seu cargo a incumbência de criar a revelar ao mundo a música que é afinal a expressão mais representativa do seu povo." e mais adiante "Para Archie Shepp o saxofone-tenor será a sua metralhadora: a propósito da composição da sua autoria «Rufus - Swung, His Face At Last To The Wind Then His Neck Snapped» que pretende falar-nos do linchamento de um negro, Shepp declarou: «Tentei usar a estrutura desta peça como uma espécie de projéctil lançado na sua própria substância emocional.»"
É com este tema de Archie Shepp, actualmente com 84 anos, que ficamos,
pertence ao LP "Four For Train" de 1964, as outras quatro faixas do disco são
como o nome indica de John Coltrane.
Archie Shepp - Rufus (Swung, his face at last to the wind, then his neck
snapped)
Sem comentários:
Enviar um comentário