segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

The Beatles - Get Back

DISCO MÚSICA & MODA, nº 8 de 15 de Maio de 1971


"Beatles: Individualização Estruturada ou Estruturação Individualizada?", eis a questão que era colocada em título nas páginas centrais do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" no seu nº 8 em Maio de 1971.

The Beatles tinham terminado no ano anterior e no ar andavam ainda os sons de "Let It Be" e a final "The Long and Winding Road" mas os caminho diferentes que cada um tomariam também se evidenciavam. De resto o artigo de António Brito e Cunha bem o indicia e lança várias questões. A individualização começou em 1967 com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967) e depois de terem deixado de tocar ao vivo? Coincidentemente a morte de Brian Epstein em 1967 foi um ponto de viragem na música dos The Beatles? As namoradas, principalmente Yoko Ono mas também Linda Eastman, tiveram influência no crescimento de John Lennon e Paul McCartney e consequentemente o desejo de percorrerem novos caminhos separados? E o misticismo de George Harrison e a influência que a música indiana nele teve não ajudaram no desbravar de novas sonoridades e a necessidade deste ter maior espaço na composição das canções genericamente assinadas Lennon/McCartney? E já agora, Ringo Starr, o menos activo apesar da apetência que começou a manifestar pelo cinema, liberto não manifestou também as suas potencialidades em gravações de sucesso no início dos anos 70?





Logo após o anúncio oficial da separação dos The Beatles era lançado o último álbum de originais do grupo, "Let It Be", sendo a última faixa do disco a canção "Get Back", anteriormente editada em Single em 1969, mas agora com uma mistura diferente sendo audíveis as vozes de John Lennon e Paul McCartney no início e fim da música. E agora como se estivéssemos em 1970...



The Beatles - Get Back

Sem comentários:

Enviar um comentário