sábado, 12 de junho de 2021

Judy Collins - Farewell to Tarwathie

  DISCO MÚSICA & MODA, nº 7 de 1 de Maio de 1971


"Quem é Judy Collins Mãe de Família e Cantora de Protesto?" assim se apresentava a cantora norte-americana Judy Collins em artigo do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" de Maio de 1971 no seu nº 7.

Dela se fica a saber  que era "Alta e morena, olhos azuis, cabelos longos e risco ao meio típico de Joan Baez...". Filha de pai cego que dava espectáculos de música e poesia e que se sentia injustiçado, dizia Judy Collins: "Creio que ele confiou em mim para o vingar, talvez por me dedicar também à música e por me considerar uma estranha e rebelde para com os tempos que o haviam castigado sem piedade...".

Aprendeu a agostar de Woody Guthrie e foi influenciada por Bob Dylan, Phil Ochs e Tom Paxton cantando "... músicas baseadas na agitação social."








Quando este artigo foi publicado o trabalho mais recente de Judy Collins era "Whales & Nightingales" (1970) onde constava a referida "Amazing Grace" "...obra poética de índole vocal, com acompanhamento de coro e digna de atenção", já lha dei em dois Regresso ao Passado de há dois anos atrás. Hoje a atenção vai toda para outro tema do mesmo álbum, "Farewell to Tarwathie", um tradicional adaptado por Judy Collins tendo como fundo o som de baleias.



Judy Collins - Farewell to Tarwathie

Sem comentários:

Enviar um comentário