DISCO MÚSICA & MODA, nº 7 de 1 de Maio de 1971
Pentágono foi uma formação de Rock de curta duração que existiu no Porto formado por Sousa Pinto (ex-Conjunto Sousa Pinto e ex-Grupo 5) e por onde passaram nomes como Fernando Girão (conhecido por Very Nice, ex-Turma 6, de Braga), Pedro Taveira e António Garcês.
"O grupo interpretava versões de êxitos internacionais (especialmente de grupos como Blood, Sweat and Tears e Chicago Transit Authority), destacando-se como um dos primeiros protagonistas dos emergentes estilos de rock, sobretudo o chamado «rock progressivo» do início da década de 70, juntamente com grupos como Psico, Arte & Ofício, Objectivo e Chinchilas..", lê-se na "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX".
Os Pentágono eram objecto de artigo, sob o título "Pentágono - Tocar em Bailes para Sobreviver", publicado no nº 7 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" de Maio de 1971.
Nele dizia-se: "Entre os grupos que hoje se deslocam por este país fora, tocando em bailes de Finalistas, ou em concertos, PENTÁGONO é, sem sombra de dúvida, um dos de maior evidência." Insatisfeitos com o facto de tocarem sobretudo em bailes e festas o que os levava a tocar "...uma música desprovida de grande interesse com vista ao nosso desenvolvimento musical."
Antes de opinarem sobre o Quarteto 1111, Pop Five Music Incorporated e Sindicato afirma-se que os Pentágono iam gravar em Maio e fá-lo-iam em inglês que melhor se adaptava à voz de Fernando Girão. Desconheço qualquer disco por eles gravado e o que é certo é que no final do ano Fernando Girão já se encontrava em Lisboa com os Heavy Band. No ano seguinte, fixados em Angola, gravam dois Singles, do primeiro podemos ouvir o instrumental "Funky".Heavy Band - Funky
Sem comentários:
Enviar um comentário