terça-feira, 15 de junho de 2021

Joni Mitchell - Woodstock

  DISCO MÚSICA & MODA, nº 7 de 1 de Maio de 1971


Durante a minha vida, dos Estados Unidos da América, Joni Mitchell foi a minha cantora preferida e portanto a que melhor acompanhei ao longo da sua longa carreira. Joni Mitchell, felizmente ainda viva, encontra-se debilitada em recuperação de um aneurisma cerebral ocorrido em 2015.

Tem, entretanto, estado ocupada com a recuperação da sua obra musical, quer a conhecida quer em inéditos. Para já o destaque vai para a publicação no ano passado da caixa com 5 CD, " Joni Mitchell Archives – Vol. 1: The Early Years (1963–1967)" e já para este mês está agendada a edição de "The Reprise Albums (1968–1971)", 4 CD com os primeiros 4 álbuns remasterizados.




No jornal "DISCO MÚSICA & MODA" de Maio de 1971 Joni Mitchell é alvo de um artigo sob o nome "A Autora do Tema «Woodstock»". Quem ler o texto ficará com a ideia que ela esteve no famoso Festival de Woodstock em 1969, "Durante o Festival de Woodstock, Joni Mitchell obteve um dos maiores êxitos quer como compositor quer como intérprete", quando na realidade, devido a compromissos já assumidos, tal não aconteceu. Escreveu a canção "Woodstock", logo a seguir ao Festival e sem lá ter estado terá captado na perfeição o ambiente que lá se viveu.

Três versões, todas de 1970, existem desta canção, todas a merecer a devida audição e já disponíveis neste blogue, a primeira foi dos Crosby, Stills, Nash and Young do famoso LP "Déjà Vu" que foi a que conheci melhor, depois da própria Joni Mitchell para o álbum " Ladies of the Canyon" e a terceira, a belíssima versão dos Matthews Southern Comfort.



Joni Mitchell - Woodstock

Sem comentários:

Enviar um comentário