quarta-feira, 8 de julho de 2020

The Moody Blues - Isn't Life Strange

Os anos 60 foram férteis na produção de bons grupos de música em várias variantes, Rock, Pop, Blues, Fusão, etc., de uma forma genérica na chamada música popular anglo-saxónica. Uma das bandas de maior destaque e popularidade foram The Moody Blues.
A primeira formação dos The Moody Blues data de 1964, sendo no entanto a formação de maior êxito a que em 1967 gravaria um dos álbuns de maior importância nas novas sonoridades então emergentes. Refiro-me a ”Days of Future Passed” um disco de fusão com a música clássica. Posteriormente o som orquestral dos The Moody Blues manter-se-ia graças a Michael Pinder e à utilização do Mellotron, instrumento de teclado surgido nos anos 60 que permitia, entre outros, a simulação de sons orquestrais. The Moody Blues foi o grupo que melhor uso deu ao Mellotron.

A música dos The Moody Blues é transversal a várias gerações e será de futuro, creio, uma referência no estudo da música popular da 2ª metade do século XX.
De 1967 a 1971 gravaram:
“Days of Future Passed” – 1967 – O álbum clássico.
“In Search of the Lost Chord” – 1968 – O melhor álbum.
“On the Threshold of a Dream” – 1969 – O álbum experimental.
“To Our Childrens’s Children’s Children” – 1969 – O álbum esquecido.
“A Question of Balance” – 1970 – O álbum mais comercial.
“Every Good Boy Deserves Favour” – 1971 – O álbum mais simples.

Aqui, The Moody Blues deviam, provavelmente, ter acabado, em 5 anos tinham feito 6 álbuns de excepção.
Em 1972 gravam, num último fôlego, “Seventh Sojourn” onde se destacava ainda a bela “For my Lady”, embora o tema mais popular tenha sido “I’m Just a Singer (In a Rock and Roll Band)”.



https://www.amazon.co.uk/



Do quinteto clássico de 1967 saíram entretanto Michael Pinder (1978) e Ray Thomas (2002), este falecido em 2018. Se bem que mantendo-se como trio: Justin Hayward, John Lodge e Graeme Edge é Justin Hayward, mas também John Lodge que a solo continuam a divulgar o rico legado do grupo. 

Segue do álbum "Seven Sojourn", mais uma bela recordação, “Isn't Life Strange”.



The Moody Blues - Isn't Life Strange

Sem comentários:

Enviar um comentário