sábado, 11 de julho de 2020

Jackson Heights - Maureen

Continuo com as minha deambulações musicais em torno do ano de 1972 e remexendo na memória lembrei-me dos Jackson Heights.

Lee Jackson é um baixista/cantor inglês que teve o seu melhor e reconhecido valor nos distantes anos 60 e 70.
Primeiro, no super grupo The Nice e, com o fim deste em 1970, no grupo Jackson Heights por ele formado.
Gravaram entre 1970 e 1973 quatro álbuns de êxito mediano e para alguns subestimados. Longe do classicismo dos The Nice, numa toada muito mais Pop, os Jackson Heights conseguem alguma notoriedade ao terceiro álbum, “Ragamuffins Fool” de 1972. E é entre abordagens mais “eruditas”, de que se destaca “Chorale” herdada directamente da parceria com Keith Emerson ainda no tempo dos The Nice, e sons mais eminentemente acessíveis, capazes de entrar nos Top de vendas, como é o caso de “Maureen” então editada em Single, que se faz “Ragamuffins Fool”. 






Mas, nem Jackson Heights nem o seu grupo posterior de nome Refugee conseguiram equiparar-se aos The Nice de boa memória. Lee Jackson afastar-se-ia das lides musicais até à reunião dos The Nice já neste milénio.

“Maureen”, o tema mais divulgado e que então passava na nossa rádio, é uma canção a marcar o ano de 1972 e é com a sua frescura e elegância que ficamos passados tantos anos.



Jackson Heights - Maureen

Sem comentários:

Enviar um comentário