Por 2 anos consecutivos, 1970 e 1971, os leitores do jornal Melody Maker
votaram Sandy Denny como “a melhor voz feminina”. A sua crescente actividade,
o primeiro disco a solo, o dueto com Robert Plant em “The Battle of Evermore “
no álbum “Led Zeppelin IV”, a colaboração na gravação da versão orquestral da
Ópera-Rock “Tommy” dos The Who, a participação na banda sonora do filme “Pass
of Arms” (que passou despercebido) e ainda nos LP a solo de Ian Matthews
(ex-Fairport Convention) e de Richard Thompson (ex-Fairport Convention também)
não fizeram aumentar a sua popularidade e os seus discos nunca foram êxitos
comerciais.
A própria Sandy Denny dava conta de não atingir largas camadas de público ao
afirmar em 1972 em entrevista à BBC:
“I just want to communicate to more people. I communicate to a lot of
people but it's not enough yet, you know. And it's not purely from a
mercenary point of view. I mean, I just want to, that is my ambition. I want
to be happy. I want to be happy in my work. On one day I might reach
something a little bit closer to the way I want to evolve (?), you know. But
it's all happening in a very slow way and if we've got time left in this
world, you know, perhaps I'll get there one day.”
O ano de 1972 começaria com a gravação de “Rock On” por um conjunto de
11 músicos da "família" Fairport Convention a que deram o nome The Bunch e
onde se divertiram a recriar clássicos do Rock’n’roll (Elvis Presley, Buddy Holly, Everly Brothers).
Edição espanhola de 1972 com as ref: 86 384.I, 86.384-I |
Na primavera de 1972 grava o segundo álbum a solo de nome “Sandy” com produção
de Trevor Lucas (também ex-Fotheringay e seu futuro marido). É mais um
excelente, pouco conhecido, registo de Sandy Denny e é também o começo do
afastamento das suas raízes Folk. Há ainda um tema de Bob Dylan (Tomorrow Is a
Long Time) e um tradicional (Quiet Joys of Brotherhood) brilhantemente
interpretado, mas prevalecem, agora, as composições em nome próprio, baladas
tristes e melancólicas com arranjos orquestrais que não eram usuais antes do
início das gravações a solo.
Mantém-se a companhia de músicos da área Folk-Rock com destaque para Richard Thompson.
Para audição, segue o tradicional “Quiet Joys of Brotherhood” com Sandy Denny
a cappela e o subtil violino de Dave Swarbrick, muito, mas mesmo muito bom.
Uma obra-prima.
Sandy Denny - Quiet Joys Of Brotherhood
Sandy Denny - Quiet Joys Of Brotherhood
Obrigado, belíssima recordação. Hoje não se faz nada que se compare.
ResponderEliminarSem dúvida. Grato pela sua apreciação. Volte sempre.
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