domingo, 12 de julho de 2020

Sandy Denny - Quiet Joys Of Brotherhood

Este lote de recordações de 1972 termina da melhor maneira possível, termina com Sandy Denny.

Por 2 anos consecutivos, 1970 e 1971, os leitores do jornal Melody Maker votaram Sandy Denny como “a melhor voz feminina”. A sua crescente actividade, o primeiro disco a solo, o dueto com Robert Plant em “The Battle of Evermore “ no álbum “Led Zeppelin IV”, a colaboração na gravação da versão orquestral da Ópera-Rock “Tommy” dos The Who, a participação na banda sonora do filme “Pass of Arms” (que passou despercebido) e ainda nos LP a solo de Ian Matthews (ex-Fairport Convention) e de Richard Thompson (ex-Fairport Convention também) não fizeram aumentar a sua popularidade e os seus discos nunca foram êxitos comerciais.
A própria Sandy Denny dava conta de não atingir largas camadas de público ao afirmar em 1972 em entrevista à BBC:
“I just want to communicate to more people. I communicate to a lot of people but it's not enough yet, you know. And it's not purely from a mercenary point of view. I mean, I just want to, that is my ambition. I want to be happy. I want to be happy in my work. On one day I might reach something a little bit closer to the way I want to evolve (?), you know. But it's all happening in a very slow way and if we've got time left in this world, you know, perhaps I'll get there one day.”

 O ano de 1972 começaria com a gravação de “Rock On” por um conjunto de 11 músicos da "família" Fairport Convention a que deram o nome The Bunch e onde se divertiram a recriar clássicos do Rock’n’roll (Elvis Presley, Buddy Holly, Everly Brothers).


Edição espanhola de 1972 com as ref: 86 384.I, 86.384-I



Na primavera de 1972 grava o segundo álbum a solo de nome “Sandy” com produção de Trevor Lucas (também ex-Fotheringay e seu futuro marido). É mais um excelente, pouco conhecido, registo de Sandy Denny e é também o começo do afastamento das suas raízes Folk. Há ainda um tema de Bob Dylan (Tomorrow Is a Long Time) e um tradicional (Quiet Joys of Brotherhood) brilhantemente interpretado, mas prevalecem, agora, as composições em nome próprio, baladas tristes e melancólicas com arranjos orquestrais que não eram usuais antes do início das gravações a solo.
Mantém-se a companhia de músicos da área Folk-Rock com destaque para Richard Thompson.

Para audição, segue o tradicional “Quiet Joys of Brotherhood” com Sandy Denny a cappela e o subtil violino de Dave Swarbrick, muito, mas mesmo muito bom. Uma obra-prima.



Sandy Denny - Quiet Joys Of Brotherhood

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