mundo da canção nº 8 de Julho de 1970
Constituídos em 1967, o Quarteto 1111 tornou-se até ao final da década um caso sui generis de sucesso no panorama da música Pop portuguesa. Se bem que com influências externas notórias, tinham um estilo muito próprio, inovador, na instrumentação, composição e líricas utilizadas sendo frequentes as referências históricas e também as preocupações sociais que culminaram em 1970 com a publicação do álbum homónimo "Quarteto 1111", tornaram-se rapidamente uma referência musical no relativamente pobre contexto do Pop-Rock nacional.
Quanto a "Quarteto 1111" foi um verdadeiro libelo contra o regime sendo o álbum constituído por canções com conteúdos anti racistas e contra a emigração, teve quase todas as canções censuradas e chegou a ser retirado do mercado. Hoje em dia é um álbum histórico avidamente procurado mas a preços pouco acessíveis.
"Domingo em Bidonville", a canção que vou recordar, lembra a vida dos portugueses emigrados em França e a viver em bairros de lata (bidonville) nos arredores de Paris nos anos 60 e fazia parte desta colecção de canções. É também a letra de "Domingo em Bidonville" que vem transcrita no nº 8 da revista "mundo da canção" que continuava assim a publicação de letras deste álbum. Pese a censura lembro-me de a ouvir na rádio.
Quarteto 1111 - Domingo em Bidonville
Sem comentários:
Enviar um comentário