The Who foi um dos grupos Rock que na minha juventude mais apreciei. The Who era constituído por quatro músicos de excepção, Pete Townshend (guitarra e voz), Roger Daltrey (voz), John Entwistle (baixo, 1944-2002) e Keith Moon (bateria, 1946-1978), mantêm-se ainda hoje em actividade com os dois primeiros ainda vivos.
O primeiro contacto que tive com a música dos The Who foi a audição integral do agora histórico álbum "Tommy", Ópera-Rock em duplo LP. Em 1970 é editado o primeiro álbum ao vivo do grupo, o também histórico "Live at Leeds", nesse mesmo ano adquiri o Single "Summertime Blues", de que já aqui dei conta, extraído daquele álbum.
Até aqui The Who eram, em Portugal, um grupo pouco conhecido, seria em 1971 com a edição de "Who's Next" que o panorama se iria alterar. "Who's Next" foi talvez o álbum de maior sucesso que os The Who tiveram, dele saíram temas que ficaram uma verdadeira marca do grupo, lembro "Baba O'Riley" e "Won't Get Fooled Again". Mas aquele que terá tido maior difusão foi "Behind Blue Eyes", um dos temas mais populares do grupo e um dos menos pesados. Começa com uma abordagem acústica que evolui já na parte final para uma sonoridade mais identificável com o som por eles praticado. Foi o primeiro LP que deles adquiri, corria o ano de 1971.
Edição britânica de 1971 da editora Track referência 2408 102 |
Pese a discografia posterior, nomeadamente "Quadrophenia" em 1973, o melhor dos The Who terminava aqui. Recordemos então "Behind Blue Eyes".
The Who - Behind Blue Eyes
Sem comentários:
Enviar um comentário