quinta-feira, 1 de março de 2018

The Spencer Davis Group - Gimme Some Lovin'

As 15 melhores canções de 1966 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

Relativamente a 1967, 68, 69 e 70 já dei conta das listagens que o programa de rádio "Em Órbita" elaborava naquele tempo. O programa tinha tido início em Abril de 1965 e eu não tinha memória se existiam listagens anteriores a 1967, mas desconfiava bem que sim até porque era sabido que havia "uma pior canção de 1966" e que ia para o Frank Sinatra.

Até que dei com o blog http://portadaloja.blogspot.pt/ onde encontrei  imagens da revista Século Ilustrado de 14 de Janeiro de 1967 referentes ao artigo intitulado "A Pop Music - Em Órbita. entrevista com os autores do principal programa de música Pop da rádio portuguesa". É tendo por base este artigo, onde era publicada a listagem das 15 melhores e a pior canção de 1966, que se fazem este e os próximos Regresso ao Passado.

Começamos com a canção classificada em 15º lugar entre as melhores de 1966, era "Gimme Some Lovin'" dos britânicos The Spencer Davis Group.

"O primeiro grupo inglês que impôs os «blues» ao público britânico: Spencer Davis Group. Conta cerca de quatro anos de existência e é composto por um pianista e vocalista (Steve Winwood, o segundo a contar da esquerda, a figura mais destacada), um bateria, um viola-baixo e um viola-solo. Os seus maiores êxitos: «Keep on Running», «Somebody Help Me», »Gimme Some Lovin'»" lia-se no citado artigo como comentário de uma fotografia do grupo:






Bastante popular, este grupo de Rock e Rhythm'n'Blues britânico teve êxitos que me lembro perfeitamente de, ainda muito novo, ouvir na nossa rádio, "Keep On Running" e este "Gimme Some Lovin" foram os principais.





"Gimme Some Lovin" foi primeiramente editado em Single em 1966, mas o meu destaque vai para a versão longa ao vivo no álbum "Welcome to the Canteen" de 1971 (fica para uma próxima oportunidade), já com Steve Winwood nos seus Traffic.
Para já é a "Gimme Some Lovin'" de 1966.




The Spencer Davis Group - Gimme Some Lovin'

Sem comentários:

Enviar um comentário