quarta-feira, 28 de março de 2018

Tim Buckley - I Had a Talk With My Woman

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

O ano de 1970 foi um ano particularmente importante na história da música popular no século passado.
Foram já muitas as referências que este blog fez àquele ano e muitos temas podem aqui ser recuperados podendo-se ficar com uma ideia dos sons que foram praticados naquele ano. Um ano a que regularmente voltaremos pois o material disponível é muito e genericamente de qualidade, nem que este blog fosse exclusivo do ano de 1970 daríamos vazão (exagero meu) a tudo o que deve ser conhecido.

Depois de identificar um conjunto de álbuns e de Singles significativos de 1970 Miguel Esteves Cardoso escreve no posfácio do livro "POPMUSIC-ROCK",:
"Como se vê, 1970 foi um ano riquíssimo, durante o qual o Rock se alastrou por quase todas as áreas da música procurando novos formatos."

Nesse longo texto, Miguel Esteves Cardoso classificava os álbuns em 3, 4 e 5 estrelas da seguinte forma:
"*** - Bom. Contém boas canções, mas uma ou outra canção indiferente ou medíocre.
**** - Muito bom. Contém sobretudo boas canções, mas um ou outro deslize de pouca importância.
***** - Excelente, sem reservas." 

Identificou também algumas categorias "artificiais" mas que ajudava a diferenciar os estilos, assim:
"Soft - Rock de influência Folk, Country ou Blues ou caracterizado por uma utilização maioritária de instrumentos não-electrificados.
Mainstream - Rock "corrente", de influência R'n'B ou R'n'R, caracterizado por por instrumentos eléctricos - na sua forma mais simples, por viola rítmica, viola baixo e percussão.
Hard - Uma versão mais rápida e decibélica do Rock "corrente" com preponderância da viola-rítmica e "solos" frequentes. Vocalização agressiva, sem harmonias. O rock dito "pesado".
Fusão - Rock que incorpora influências exteriores ao desenvolvimento da música popular anglo-americana: seja do jazz, seja da música clássica, seja donde for."

Avanço pois com mais alguns temas de trabalhos por ele identificados e que ainda não foram aqui referenciados ou, se o foram, não tiveram o suficiente destaque e merecem novo retorno.

Em 1970, Tim Buckley, uma das minhas preferências de sempre, edita com 23 anos o seu já 5º LP de originais de nome "Lorca". Nos limites do cruzamento do Folk e o Jazz Tim Buckley continuava a surpreender e Miguel Esteves Cardoso deu-lhe 5 estrelas, considerava-o assim:
"Tão fulgurantemente original como o álbum anterior ("Happy/Sad", 69), "Lorca" marca a mistura sensual de influências jazz com a pureza folk, uma das primeiras experiências do género. Buckley é o trovador introspectivo, solitariamente perseguindo a alegria que acredita, mas não vê, existir. É raro encontrar a melancolia nesta forma esperançada e nada sentimental. Sempre o poeta honesto, constantemente a interrogar-se, o génio musical de Buckley ainda não recebeu a aclamação que merecia."



Edição em CD, alemã, da etiqueta Elektra com a referência 7559-61339-2



"Lorca" é um LP de somente 5 faixas sendo o tema mais curto "I Had a Talk With My Woman" de cerca de 6 minutos. Uma pequena pérola!



Tim Buckley - I Had a Talk With My Woman

Sem comentários:

Enviar um comentário