The Byrds foram uma das bandas Folk-Rock mais importantes da década de 60 com origem nos Estados Unidos da América. Foram mesmo um dos iniciadores daquele género musical de fusão do Folk com o Rock então dominante. Já em 1965, quando editaram os 2 primeiros LP, "Mr. Tambourine Man" e "Turn! Turn! Turn!", tiveram o devido reconhecimento em particular com as canções que davam título aos LP que eram versões de temas, respectivamente de Bob Dylan e Pete Seeger.
The Byrds reduzidos a quarteto em 1966 (David Crosby, Michael Clarke, Chris Hillman, Roger McGuinn) |
Em 1966 vão continuar na senda do êxito com a publicação do 3º trabalho de longa duração, "Fifth Dimension", um disco mais experimental que os anteriores a antever o psicadelismo que então se começava a desenvolver.
"Eight Miles High" constitui disso prova sendo mesmo apontada como a primeira canção de Rock Psicadélico, tendo sido mesmo banida de algumas rádios sob a suspeita de defesa do consumo de drogas. A revista Mojo em 2016 assim a considerava:
"THE BYRDS' EIGHT MILES HIGH was the song that raised the curtain on the psychedelic era, a pioneering pop explosion that employed jazz harmony, Indian raga and drug-inspired lyrics and prepared the way for the cultural voyages of 1966."
Para o programa "Em Órbita", "Eight Miles High" era a 13ª entre as 15 canções de 1966. Ei-la.
The Byrds - Eight Miles High
Sem comentários:
Enviar um comentário