segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tom Waits - Blue Valentines

Soundbreaking


O episódio nº 3 da série “Soundbreaking” intitulado “O Instrumento Humano” foi dedicado, à busca da perfeição na gravação da voz perfeita , seja lá isso o que for.

Como tratar a voz, o mais puro dos instrumentos, eis a questão. Da gravação acústica, através da utilização de cones para a sua amplificação, passando pela introdução do microfone e consequente gravação eléctrica da voz, até às tecnologias mais recentes como a utilização do Software AutoTune, a permitir a manipulação da voz, quer na correcção de impurezas, quer na sua manipulação e descaracterização, por exemplo, robotizando-a.
São muitos os depoimentos, assim como os exemplos que são introduzidos, eis alguns: Ben harper, Fred Mercury, Graham Nash, Janis Joplin, Al Green, Bonnie Riatt, Bessie Smith, Bing Crosby, Frank Sinatra, Emy Winehouse, Neil Young, Tom Waits, Aretha Franklin, Ray Charles, Suzanne Vega, Marvin Gaye, Image Heap, Roger Troutman, Kayne West, Christina Aguilera.

Claro que era impossível no tempo de um episódio referirem todos os que acho que faltaram, mas mesmo assim senti a falta de Jim Morrison, Sandy Denny, Eva Cassidy ou Joni Mitchell.




Enquanto se ouve Tom Waits é dito que quanto às qualidades vocais “não é ser só bom, é ser único. Tem que haver uma singularidade.” E quase no fim “Não é a tecnologia que faz boa música. É o que temos no coração.”

Oportunidade de fazer a primeira passagem por Tom Waits.



Tom Waits – Blue Valentines

Sem comentários:

Enviar um comentário